Consiste em avaliar e analisar o valor de bens imóveis com precisão e fundamentação técnica do valor de mercado dentro de procedimentos técnicos e normativos.

Para uma avaliação correta, o profissional deve ter conhecimento amplo de ferramentas e cálculos matemáticos, reconhecendo a situação e o funcionamento do mercado onde se situa o imóvel.

O valor de mercado é definido pela NBR-14.653-1: Quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente. Sendo o preço justo pago por um imóvel por um comprador desejoso de comprar para um vendedor desejoso de vender, amplos com pleno conhecimento do seu aproveitamento eficiente.

A metodologia de avaliação a ser utilizada deve alicerçar-se em pesquisa de mercado, envolvendo além de preços comercializados ou ofertados, e as demais características e atributos que influenciam no valor.

A ABNT através da NBR 14.653-1 relaciona e define os seguintes métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos:

MÉTODO COMPARATIVO DIRETO DE DADOS DE MERCADO

É o método mais utilizado na avaliação de imóveis urbanos em que o valor do bem é estimado através de comparação com dados de mercado assemelhados quanto às características intrínsecas e extrínsecas, ou seja, imóveis similares que foram comercializados ou encontram-se em oferta.

Sendo a condição fundamental para aplicação deste método a existência de um conjunto de dados que possa ser tomado como amostra do mercado que possuem atributos mais semelhantes possíveis aos do imóvel a ser avaliado, devendo ser representativa e ter dados atuais, perfeitamente identificados, aleatórios, de fontes diversas, e possuir características que influenciem na formação dos preços dos imóveis possuindo a mesma estrutura ou composição da população.

MÉTODO INVOLUTIVO

É definido através de um estudo de viabilidade técnico-economica de aproveitamento do terreno ou de uma gleba urbanizável, baseado no seu aproveitamento eficiente, mediante hipotético empreendimento imobiliário compatível com as características do imóvel e com as condições do mercado. Emprega-se este método quando há terrenos ou glrbas urbanizáveis semelhantes ao imóvel avaliando para realizarmos uma comparação de valores. Geralmente empregado em situações onde há uma forte demanda imobiliária ou em que o proprietário do imóvel baseia-se no seu potencial construtivo (área máxima que o plano diretor do município permite que seja edificada sobre o terreno; ou área máxima que o plano diretor do município permite que seja loteada) para estabelecer o valor de comercialização ou permuta com as construtoras e incorporadoras.

MÉTODO EVOLUTIVO

É definido pelo somatório dos valores de terreno e das edificações existentes sobre este terreno. Emprega-se este método nas situações em que não é possível obter imóveis semelhantes ao imóvel avaliando. Usualmente para casas com características singulares e prédios comerciais como Hotéis, Colégios, Hospitais, Shopping Center, Street mal, Galpões e Pavilhões.

MÉTODO DA CAPITALIZAÇÃO DA RENDA

É determinado pela renda que o imóvel gera considerando-se os cenários do mercado imobiliário. Emprega-se este método para definição do valor locativo: aluguel, quando não temos imóveis semelhantes ao imóvel a ser avaliado.

MÉTODO DA QUANTIFICAÇÃO DO CUSTO

Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.