A segurança do trabalho é a ciência que estuda possíveis causas dos acidentes e incidentes durante a atividade laboral do trabalhador com o foco no objetivo de prevenção de acidentes, doenças ocupacionais dentre outros agravos à saúde do empregado.

O objetivo é proporcionar tanto ao empregado como ao empregador um ambiente de trabalho saudável e seguro de forma agradável para cumprir sua jornada de trabalho.

De acordo com a Norma Regulamentadora – NR-15 – atividades e operações insalubres do Ministério do Trabalho regulamenta insalubridade acima dos limites de tolerância são ruídos contínuos ou intermitentes, ruídos de impacto, exposição ao calor, radiações ionizantes, agentes químicos por limite de tolerância, poeiras minerais, trabalhos sob condições hiperbáricas, agentes químicos em decorrência de inspeção no local, agentes biológicos. E comprovados no local como radiações não ionizantes, vibrações, frio e umidade.

Já a Norma Regulamentadora – NR-16 – atividades e operações perigosas são aquelas que envolvem trabalhos relacionados à explosivos, produtos inflamáveis, segurança pessoal e patrimonial, energia elétrica, locomoção em motocicletas e substancias radioativas ou radiações ionizantes.