A palavra Grafoscopia deriva do grego onde “grafo” significa escrita e “scopia” significa visão. Portanto Grafoscopia é a visão da escrita.

A Grafoscopia é a técnica que analisa a escrita a partir da aplicação de conhecimento técnico-científico das características que a individualiza, objetivando determinar a autenticidade, a falsidade ou a autoria gráfica.

RECURSOS PARA A PRODUÇÃO DO GRAFISMO

Para que a escrita seja produzida necessitamos obrigatoriamente de recursos para desenvolver e outro para receber sendo:

INSTRUMENTO

São objetos utilizados para produzir a escrita, tais como pincel, dedo, diz, lápis e caneta.

SUPORTE

São superfícies utilizadas para receber a escrita, tais como: pedra, madeira, metais, tecidos e papel.

PADRÕES DE CONFRONTO

Para identificar a autenticidade ou a falsidade da assinatura é necessário assinaturas para o confronto, sendo denominadas “ASSINATURA PADRÃO DE CONFRONTO” e “ASSINATURA QUESTIONADA”.

ASSINATURA PADRÃO

São assinaturas postas em documentos de identidade, cartão bancário, cartório, dentre outros documentos com fé pública.

ASSINATURA QUESTIONADA

São assinaturas postas em documentos ou contratos para aquisição de bens ou serviços.

PRINCÍPIOS E LEIS DO GRAFISMO

Solange Pellat criou as leis do grafismo, fundamentadas no princípio que “a escrita é individual e inconfundível, e suas leis independem do alfabeto utilizado para a sua produção.”

PRIMEIRA LEI

“O gesto gráfico está sob a influência imediata do cérebro. Sua forma não é modificada pelo órgão escritor se este funciona normalmente e se encontra suficientemente adaptado à sua função.”

SEGUNDA LEI

“Quando se escreve, o “eu” está em ação, mas o sentimento quase inconsciente de que o “eu” age passa por alternativas contínuas de intensidade e de enfraquecimento. Ele está no seu máximo de intensidade onde existe um esforço a fazer, isto é, nos inícios, e no mínimo de intensidade onde o movimento escritural é secundado pelo impulso adquirido, isto é, nas extremidades.”

TERCEIRA LEI

“Não se pode modificar voluntariamente, em um dado momento, sua escrita natural senão introduzindo no seu traçado a própria marca do esforço que foi feito para obter a modificação.”

QUARTA LEI

“O escritor que age em circunstâncias em que o ato de escrever é particularmente difícil, traça instintivamente ou as formas de letras que lhe são mais costumeiras, ou as formas de letras mais simples, de um esquema fácil de ser construído.”